Palacete Niemeyer
A Rua Luiz Niemeyer era antigamente conhecida como Kirchengasse, ou Beco da Igreja. Mudou de nome em homenagem a Luiz Niemeyer, que mandou construir este Palacete e era filho de Johann Otto Louis Niemeyer, ex-diretor da Colônia Dona Francisca, atual Joinville. Luiz casou-se com Sophie Dorothea Lepper, filha do comerciante, industrial e político Hermann August Lepper. Por alguns anos, trabalhou na empresa do sogro, localizada na próxima esquina, com a Rua Princesa Izabel.
O Palacete Niemeyer, tombado em âmbito estadual, teve a sua construção finalizada em 1906, e serviu de moradia à família por muitos anos. Antes desta construção, este lugar abrigava até então outro prédio, que abrigou a direção da Colônia Dona Francisca, exposições agroindustriais e posteriormente a escola do Padre Carlos, até 1905.
Este palacete é um sobrado residencial tipo villa, isto é, localizado no centro do terreno. Apresenta varandas nas faces sul e leste nos dois andares. As vergas das aberturas do térreo são em arco abatido e as do segundo pavimento em arco pleno. Possui diversos ornamentos típicos do estilo eclético-historicista que é um estilo onde se mesclam elementos dos diversos períodos históricos da arquitetura. Um torreão marca sua fachada e é um elemento que pode ser apreciado nas esquinas ao longo da via como no Edifício Eugênio Lepper, Palacete Schlemm e na antiga Farmácia Minancora.
Prédio Modernista
Ao seu lado, em grande contraste, o prédio modernista do Banco do Brasil, construído em 1984, durante a gestão do joinvilense Oswaldo Colin como presidente nacional do banco. O edifício, embora menor, tem a mesma forma e revestimentos da Sede III do Banco do Brasil em Brasília. Este prédio é típico do modernismo, que é um estilo caracterizado por volumes puros, grandes superfícies envidraçadas e ausência de ornamentação. Quatro volumes verticais das caixas dos elevadores revestidos de mármore sustentam outro grande volume totalmente em vidro. Estes grandes volumes, em toda a sua altura, expressam a ideia de grandiosidade e solidez, imagem que um banco deseja transmitir. Este recurso é utilizado, embora em menor escala, no prédio do antigo Banco INCO, que veremos adiante.
PARA IR ALÉM
Ao lado do Palacete Niemeyer, a oeste, é possível observar uma residência, na Rua Luiz Niemeyer, 160, que foi construída para a família Stamm, descendentes de Luiz Niemeyer. Na fachada da casa, acima da porta principal, é possível observar uma escultura de uma águia com a asa aberta, de autoria atribuída ao artista teuto-joinvilense Fritz Alt. Outras obras do mesmo autor serão observadas ao longo da trilha.
Em frente ao Palacete, na esquina, observa-se um edifício em estilo modernista que abriga até o presente momento a Embratel e empresas do grupo.
Em direção oeste, avista-se a torre da Igreja da Paz. A igreja foi inaugurada em 1864 e é uma das mais antigas igrejas luteranas em solo brasileiro, sendo tombada como patrimônio histórico catarinense. Sua torre data de 1892, pois durante o império, o culto a outras religiões que não fosse a católica era permitida em âmbito doméstico e em prédios sem forma exterior de templo.